Porquê a

CASA DO AZEVIM?

A Casa do Azevim situa-se na branda da Bouça dos Homens, pertencente aos lugares da Peneda e Beleiral, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez.

A Bouça dos Homens é um pequeno lugarejo com uma paisagem imponente e deslumbrante. A 1.070m de altitude, insere-se no limite do Parque Nacional da Peneda Gerês. É uma branda rodeada de 5 picos montanhosos: a sul o Alto da Pedrada (1.416m altitude), a sudeste o Cume da Peneda/Castelo do Pedrinho (1.374m altitude), a norte o Alto da Costa/Fojo (1.290m altitude), a oeste o Outeiro Alvo (1.314m altitude) e a sudeste fica a Penameda (1.268 m altitude).

De uma beleza ímpar, onde os sons da Natureza criam uma sinfonia que nos convida a escutar e a relaxar, a Bouça dos Homens desperta o bem-estar em todos os apreciadores do sossego e da calma e atiça os apreciadores de novos desafios a lançar-se em emocionantes aventuras na montanha. Não faltam nesta zona sugestões de percursos pedestres e trilhos, com diferentes graus de dificuldade, que deixam as caminhadas, os trails, o BTT e outros desportos relacionados com o montanhismo orientar as nossas emoções. Os grandes nevões, no Inverno, as paisagens únicas e a saborosa gastronomia caracterizam este lugar como um pequeno paraíso que vale a pena visitar e descobrir! É o abrir da janela para a mais pura vivência natural, onde se vive em plena comunhão com a sua fauna e flora: animais como o cavalo garrano ou as vacas cachena e pisca sobem e descem a montanha, conhecendo cada recanto ao avanço de uma pegada.

A Bouça dos Homens limita a fronteira entre os concelhos dos Arcos de Valdevez e Melgaço. Se de um lado (Arcos de Valdevez) podemos apreciar tudo o que de maravilhoso o Parque Nacional da Peneda Gerês tem para nos oferecer – com as suas montanhas imponentes, trilhos assombrosos, vales bucólicos, cascatas idílicas, lagoas de sonho, matas encantadas, pontes medievais, passadiços que nos convidam à contemplação, tradições seculares e aldeias perdidas no tempo, tal como a Bouça –, do outro, Melgaço oferece-nos um sem-número de razões para querer descobrir mais: as brandas que são templos de outros tempos, os fumeiros seculares, o néctar dos deuses – o inigualável alvarinho – que convida a ser provado, o rio Minho que motiva para o Rafting e para a degustação da Lampreia, os lugares escondidos, envolvidos de beleza singular, onde começa Portugal com o primeiro marco que conta a história do nosso país…

 

A Casa do Azevim nasce de um projeto de recuperação de uma antiga casa destinada à habitação na época de caça, prevalecendo a traça típica de uma casa rústica, em pedra granítica. Toda ela adaptada para receber e acolher confortavelmente quem quiser usufruir de uns dias de descanso e perder-se na natureza por entre outeiros e leiras, afloramentos rochosos de granito e xisto e cursos de água fresca.

 

Casa do Azevim | Alojamento Local 

Bouça dos Homens, Gavieira, Arcos de Valdevez 

Parque Nacional de Peneda-Gerês

E-mail: casa.azevim@gmail.com

+351 939 434 207 | +351 936 095 525