LAGOA DOS DRUÍDAS
A 13 km da Casa do Azevim
A mítica Lagoa dos Druidas situa-se num espaço bucólico junto à magnífica Fraga das Pastorinhas, considerada uma das maiores paredes de escalada em Portugal.
Escondida num vale profundo do rio da Peneda, a Lagoa dos Druídas, também conhecida como Poço dos Druídas, está localizada em plena Serra do Soajo, inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Formada pelas águas puras e cristalinas do rio da Peneda, esta lagoa é cercada de lendas e mistérios. O local foi palco de rituais druídicos, uma manifestação religiosa com raízes celtas, onde os seus seguidores veneram a natureza, fazendo dela a base da sua crença. Além disso, é possível encontrar por ali gravuras deixadas pelos nossos antepassados, uma cruz templária e um peixe (símbolo dos primeiros cristãos).
Para lá chegar pode ir de carro até à aldeia de Tibo (11Km da Casa do Azevim), estacione o carro próximo à igreja da aldeia. Depois, desça durante 50 metros pela principal rua do povoado. A seguir, entre na ruela estreita ao seu lado direito, que se encontra coberta por uma enorme parreira. É por aí que fica a entrada do trilho. Posteriormente, só tem de seguir o caminho de terra batida que conduz à Lagoa dos Druidas, um dos locais mais secretos e místicos do PNPGerês.
A única forma de chegar é a pé. O trilho tem uma extensão de 5 km ida/volta, com grau de dificuldade relativamente fácil. Porém, não recomendável a mulheres grávidas ou pessoas com problemas de mobilidade.
A descida para o rio é sinuosa, portanto recomenda-se levar calçado adequado para trekking. Se optar por fazer o percurso durante os meses de primavera-verão, leve consigo protector solar, chapéu e traje de banho. Como o local não conta com serviço de bares ou restaurantes, recomenda-se levar também água e lanche suficiente para algumas horas.
Respeite o rio e toda a natureza envolvente. Seja educado, não faça barulho e recolha o seu lixo!