PR3 - TRILHO AZEVIM - OUTEIRO ALVO

Este é um pequeno percurso de 9km, fácil de realizar, sem grandes desníveis e com umas paisagens espetaculares. Pode ser feito com crianças, no entanto, existem algumas subidas consideráveis.

Saiam da Bouça dos Homens por asfalto, durante um quilómetro sempre a descer, até chegarem à estrada. Aí encontra-se o trilho da Peneda.

Ao chegar a estrada, entra-se no Trilho da Peneda que é a subir.

Grande parte do trilho da Peneda apresenta um piso empedrado. Iniciando a subida, conseguirão avistar, ao longe, a Bouça dos Homens.

Em algumas zonas, encontrarão piso em terra, mas são poucos os metros em que isso acontece. No final da subida, antes de começar a descer, abandona-se o trilho da Peneda. Aqui desviem-se à esquerda, para tomar a direção do posto de vigia do Outeiro Alvo.

A subida até ao posto de vigia não tem um trilho definido, é preciso procurar o melhor terreno para caminhar.

Será importante guiar-se pelo GPS, ou seguir as Mariolas (varias pedras sobrepostas).

Há zonas onde se identificam pequenos trilhos, mas são poucas.

Ao longe, já se conseguirá ver o posto de vigia do Outeiro Alvo.

Nos últimos metros da subida, poderão apreciar as fabulosas paisagens desta zona do P.N.P.G.

O posto de vigia do Outeiro Alvo está a mais de 1.300 metros de altitude. Se pretenderem, poderão entrar e subir os seus andares. Há uma escada móvel no interior.

Se quiserem desfrutar destas belas paisagens com uma paragem, levem algo para petiscar. Para os amantes da meditação, este é, sem dúvida, um lugar  que emana a calma necessária, sem necessitar de música para acompanhar. A sinfonia da natureza encarrega-se de lhe devolver os sons necessários.

A volta realiza-se pelo mesmo percurso em descendente.

Podem seguir o trilho através do link presente na página Wikiloc: