PR6 - TRILHO AZEVIM - LAMAS DE MOURO +  SANTUÁRIO DA PENEDA 

 

Este percurso é feito pelo trilho da Peneda, mas com saída e chegada à Bouça dos Homens, com a alternativa de subir e descer a Lamas de Mouro, a primeira  porta do P.N.P.G. Pela sua extensão total de 28km, é aconselhado para pessoas com mais preparação física.

A saída da Bouça dos Homens é por asfalto, situação que se mantém durante um quilómetro, sempre a descer.

Ao chegar à estrada, entra-se no trilho da Peneda que é a subir.

Grande parte do trilho da Peneda é feito em piso empedrado. Depois de passados alguns metros a subir, poderão avistar, ao longe, a Bouça dos Homens inserida, majestosamente, no meio da montanha.

Em algumas zonas encontrarão piso em terra, mas são poucos os metros em que tal acontece.

Depois de uma pequena subida, iniciamos a descida para a estrada.

O trilho continua com piso empedrado e com algumas zonas em terra. 

O trilho empedrado termina num largo em terra, onde se encontra uma cancela ou vedação. Esta deve ser fechada, para proteger o gado.

Ao chegar à estrada, voltem a subir, seguindo o GR 50, em direção a Lamas de Mouro.

Cruzem o rio Peneda por uma ponte em pedra. À vossa frente terão um trilho excecional, quer pela sua envolvência, quer pela paisagem que apresenta.

Subam pelo caminho empedrado pela mão do Homem e aí poderão ver e sentir alguns dos muitos rochedos imponentes.

Subam pelo caminho, sempre junto ao rio Peneda. Cruzem a estrada para continuar a subir pelo trilho que os levará ao vosso destino.

Durante a subida, é possível encontrar muitas marcações, entre elas a da Via Mariana.

O fim da subida culmina nas Alminhas do Lagarto. O «lagarto» encontra-se lá em cima, espreguiçado ao Sol e é uma das esculturas esculpidas pela Mãe Natureza.

Depois de uma longa subida, eis que começarão a descer até à Porta de Lamas de Mouro, uma das 5 portas do P.N.P.G.

Na Porta do P.N.P.G. de Lamas de Mouro podem encontrar vários espaços de lazer, piscinas naturais e o Centro Interpretativo. Aqui podem recolher várias informações sobre o P.N.P.G.

Nesta freguesia, pertencente ao concelho de Melgaço, há um mini mercado, snack-bares e o Restaurante «Vidoeiro», locais onde poderão repor as energias perdidas ou comprar bens essenciais ou produtos locais, tais como mel e fumeiro.  

Após usufruir da beleza desta localidade, voltem para trás pelo mesmo caminho, em direção ao lugar da Peneda.

Passem pelos mesmos trilhos, mas em sentido contrário.

Em ambos os sentidos, o trilho e as paisagens são imponentes e grandiosas.

Este desvio a Lamas de Mouro conta com cerca de 15km. Após chegarem novamente ao trilho da Peneda, desçam até ao Santuário. Aqui é possível fazer mais uma paragem, se assim o corpo pedir.

Os últimos metros da descida são pela estrada que conduz ao lugar da Peneda, um lugar cujo Santuário da Nossa Senhora da Peneda é o ex-libris.

Na Peneda há um hotel com restaurante, vários snack-bares e lojas com lembranças, louças e produtos locais, tais como o mel.

Para abandonar o Santuário da Peneda sigam até  junto do queimador de velas. Aí encontrarão o trilho empedrado que, nos primeiros metros, apresenta um desnível bastante acentuado.