Usufrua de paisagens únicas e explore os mais encantadores e desafiantes trilhos

 

A Casa do Azevim pertence à montanha. Encontra-se inserida numa das zonas mais ricas do ponto de vista paisagístico e monumental, tanto dentro do PNPG (Parque Nacional Peneda Gerês), como nos seus arredores. Esta é uma zona que se caracteriza pela constante presença de água, visível nas suas lagoas, cascatas, rios e riachos e pode ser percorrida (em parte) por estrada ou incorrendo nos inúmeros trilhos pedestres.

Legenda:

PR3-AZEVIM-OUTEIRO ALVO
PR1-AZEVIM-BRANDA DA AVELEIRA
33 KM.png
PR4-AZEVIM-SANTUÁRIO DA PENEDA
PR5-AZEVIM, OUTEIRO ALVO+PENEDA
PR6-AZEVIM, LAMAS DE MOURO+PENEDA

Dificuldade Baixa

Dificuldade Média

26 KM.png

Clique em cada um dos trilhos para saber mais

Mapa meramente ilustrativo

Olhar em redor e perceber a beleza que a Natureza transmite é um privilégio enorme nos dias que correm. O passar das estações cria cenários diferentes e igualmente belos. No outono, as folhas das árvores abandonam o verde e brindam-nos com uma bela paleta de amarelos e castanhos, a que se juntam tons laranja, vermelho e roxo. No inverno, podemos sentir a neve a derreter nas mãos e sabe bem o aconchego da roupa apropriada para temperaturas muito baixas ou mesmo negativas. A primavera traz consigo o renascer da Natureza. A montanha cobre-se de cor, as urzes cativam o nosso olhar numa gama exuberante de lilases e amarelos. O verão oferece o calor, o céu azul e os banhos nas águas translúcidas... Seja qual for a estação, usufruirá de uma experiência sensorial magnífica.

Para que possam descobrir a Natureza em estado puro, sem se perderem, a Casa do Azevim desenhou, para os seus hóspedes, percursos exclusivos. Aqueles que quiserem passear pela Natureza, a pé ou em BTT, podem fazê-lo. São vários os graus de dificuldade e diferentes as distâncias. Há, por exemplo, percursos de curta distância e de dificuldade baixa, ideais para qualquer pessoa ou famílias com crianças, como também existem percursos de média-longa distância, de dificuldade média-alta, aconselhados para pessoas habituadas a caminhar ou a correr pela montanha.

Os percursos não estão marcados no terreno e terão de ser seguidos por GPS. Mesmo que encontrem marcações dos percursos, pelos caminhos e trilhos, será sempre necessário seguir o GPS: só esse track os levará de volta à Casa do Azevim!

Os tracks poderão ser descarregados do site da Casa do Azevim, no formato que desejarem. Para quem não tiver GPS ou relógio com GPS, há várias aplicações para Smartphones como Wikiloc, Gpxviewer-tracks, Geotracker, etc.

Todos os percursos iniciam e terminam na Casa do Azevim.

Esta zona, ótima para a realização de treinos, por se encontrar a mais de mil metros de altitude, apresenta grande diversidade de zonas técnicas, para os mais experientes nesta modalidade de desportos na Natureza.

Roupa aconselhada: roupa e calçado confortável, apropriado para caminhada/corrida/BTT na montanha. Em dias de chuva não esqueça o impermeável corta vento e, em dias de sol, os óculos e o chapéu. Em dias de neve as temperaturas são muito baixas pelo que aconselhámos o uso de roupa e calçado apropriado.

Casa do Azevim | Alojamento Local 

Bouça dos Homens, Gavieira, Arcos de Valdevez 

Parque Nacional de Peneda-Gerês

E-mail: casa.azevim@gmail.com

+351 939 434 207 | +351 936 095 525