A 5 km da Casa do Azevim
O pântano (local assim designado pelos locais), também conhecido por lagoa natural, fica situado num planalto perto do Lugar da Chã do Monte, a 1000 m de altitude, na Serra da Peneda. Antigamente, esta «mini barragem» fornecia energia elétrica ao lugar da Peneda. Hoje em dia serve, essencialmente, de ponto de encontro de muitos animais que fazem pasto na sua margem.
PÂNTANO DA PENEDA

Este local é visitado por muitos que, vindos de freguesias ou brandas vizinhas (como os hospedes que vêm da Bouça dos Homens), fazem alguns quilómetros a pé para ali repousarem da caminhada. No final, vale bem a pena! É um lugar magnífico para passar uma tarde, fazer um piquenique ou dar um mergulho. O grande penedo, que se encontra no meio do pântano, tem também uma história curiosa: dizem os mais antigos que as mulheres que com a mão esquerda conseguissem colocar uma pedra no cimo do penedo, no ano seguinte casariam. Ainda hoje esta lenda perdura. São muitas as mulheres que aqui se deslocam, na esperança de casarem no ano seguinte.
Descendo pelo trilho da Meadinha, poderá visitar o Santuário da Peneda, o que acrescenta ao percurso uns escassos 2Km. Neste percurso de descensão, poderá contemplar a fraga da Meadinha – a única parede onde é possível escalar de uma forma legal, ordenada e com segurança. Historicamente, a escalada na Meadinha teve início na década de 40, do século XX, onde pela primeira vez, escaladores nacionais abriram algumas vias. Desde então, em fases distintas, um movimento de escaladores da vizinha Galiza e portugueses também, fruto da sua paixão pela atividade, têm-se dedicado apaixonadamente ao reequipamento de vias antigas e aberturas de novos itinerários, constituindo uma parede composta por 8 setores com 59 vias de escalada. Este trilho pode ser inverso, para os que se aventuram a subir a íngreme encosta da Meadinha (desde o Santuário da Peneda) até ao pântano ou mesmo até à Bouça dos Homens.