A 34 km da Casa do Azevim

O Passadiço do Sistelo é a mais recente atração turística em Portugal e está a causar furor entre os adeptos de caminhadas e também entre os praticantes de ciclismo BTT. Está inserido na ecovia do Vez e passa pela aldeia conhecida como o Tibete Português, graças aos seus socalcos construídos para aproveitar o pouco solo arável e em condições para sustentar o muito gado bovino desta região. A aldeia do Sistelo faz parte da Reserva Mundial da Biosfera e é candidata a património mundial da UNESCO.

O percurso, de cerca de 10 Km de extensão,  começa na ponte medieval de Vilela e prolonga-se até à aldeia do Sistelo embora, claro, o possa fazer no sentido contrário, desde Sistelo até Vilela.

PASSADIÇOS DO SISTELO

A caminhar a um ritmo normal, pode ser feito em aproximadamente 3 horas e é aconselhável levar uma mochila com merenda e muita água para o caminho, principalmente se escolher os meses de verão para realizar este trajeto. Além disso, pode também levar um fato de banho porque de certeza que encontrará vários locais, ao longo do passadiço, onde se poderá refrescar. O caminho é paradisíaco e são vários os monumentos que vai encontrar ou os miradouros de onde poderá apreciar a paisagem. Mas o que o vai impressionar com toda a certeza é o verde da paisagem, as pequenas cascatas, a água pura, os socalcos nas montanhas, os bois e vacas à solta nas ruas da aldeia e, sobretudo, o modo de vida e a gentileza de quem aqui habita todo o ano. A ecovia do Vez, que pode ser facilmente feita em família, tem vários pontos de acesso o que possibilita a realização de pequenos troços diários, sendo mesmo aconselhável dada a sua extensão. Em termos de dificuldade, apenas o troço final junto a Sistelo apresenta alguma dificuldade.

Casa do Azevim | Alojamento Local 

Bouça dos Homens, Gavieira, Arcos de Valdevez 

Parque Nacional de Peneda-Gerês

E-mail: casa.azevim@gmail.com

+351 939 434 207 | +351 936 095 525