A 21,6 km da Casa do Azevim

Melgaço é uma pequena e bonita Vila e sede de concelho situada no norte de Portugal. Mais concretamente, está situada no extremo norte do País, considerando-a no Alto Minho.

Está no sopé da Serra Peneda (pertencente ao Parque Nacional Peneda-Gerês), sendo banhada pelo rio Minho, que separa Portugal de Espanha. Melgaço sempre representou um papel defensivo estratégico, sendo ao longo dos séculos palco de vários acontecimentos históricos, estando a sua atual localidade ao redor do seu Castelo.

É uma paisagem natural propícia a caminhadas onde pode ver a fauna e flora variadas e intocadas, praticar atividades radicais para uma boa dose de adrenalina, e no fim, relaxar numa bela sauna nas termas…

VILA DE MELGAÇO - CAPITAL DO RAFTING E DO VINHO ALVARINHO

1/2
  • Castelo de Melgaço

A sua construção data de 1170, a mando de D. Afonso Henriques, e o primeiro documento a referir a povoação foi a Carta de Foral em 1183. Possui no centro a torre de menagem, de planta quadrada que atualmente alberga um espaço museológico. A fortaleza tinha uma função muito importante, como vigia das travessias da Galiza.

  • Solar do Alvarinho

O Solar do Alvarinho veio dar resposta a várias necessidades relacionadas com a defesa, promoção e divulgação do vinho Alvarinho. Para além de servir como montra de promoção e exposição de várias marcas de vinho Alvarinho, o Solar dispõe de informação diversa sobre este vinho e a sua região, bem como elementos relativos aos diferentes produtores. Promove provas, vende artesanato, vinho Alvarinho e outros produtos típicos locais.

  • Museu do cinema de Jean Loup Passek

Os cinéfilos encontram em Melgaço um interessante local de culto do cinema, caso único no país. No museu Jean Loup Passek, podemos conhecer dezenas de objetos relacionados com a história do cinema. Localizado na zona histórica de Melgaço, mais propriamente no edifício da antiga guarda-fiscal, este espaço reúne um vasto espólio doado ao município por Jean-Loup Passek – que lhe empresta o nome. Passek dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e foi diretor do festival de cinema de La Rochelle. É esta paixão de Passek pelo cinema e pela vila de Melgaço que nos permite, atualmente, desfrutar desta original coleção, que demorou cerca de cinco décadas a compilar.

  • Melgaço, o destino mais radical de Portugal

Em Melgaço é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano, ao sabor de um Alvarinho único e do fumeiro de Melgaço. O rio Minho convida à prática de rafting pelos seus rápidos que concedem aos turistas uma experiência inesquecível. Dos 8 aos 80, todos podem experimentar.

  • Termas de Melgaço

Situadas entre as margens do Minho e da Galiza, as termas de Melgaço são conhecidas tanto pelas suas virtudes terapêuticas como de SPA. Esta estância termal está especialmente indicada para afeções das vias respiratórias, reumáticas e músculo-esqueléticas e diabetes. No interior, podemos encontrar o imponente pavilhão, construído sobre a captação, com uma fonte termal no centro onde podemos provar gratuitamente a água. Estas águas são rotuladas como sendo “minerais naturais gasocarbónicas”. Os visitantes podem ainda disfrutar de piscina, jacuzzi, sauna, banho turco… A piscina, para além dos dois jacuzzis, tem ainda cinco hidromassagens verticais, percurso celta, contracorrente e cinco marquesas de relaxamento. Venha conhecer e relaxar!

  • Cevide – onde começa Portugal

Se tiver de apontar, no mapa de Portugal, o ponto mais a norte do país, vai reparar em Cevide:  a localidade conhecida por ser o local mais setentrional de Portugal. Por ser dona dessa localização geográfica, tem também um marco muito especial:  uma pedra com o Marco nº1, que divide Portugal e Espanha.

A ponte de madeira que atravessa o rio Trancoso, (rio este que desagua ali mesmo à frente, no rio Minho), leva os visitantes até ao outro lado, colocando os pés em Espanha, terras de «nuestros hermanos». Na verdade, é a meio do rio Minho que se poderá fazer a fronteira entre Portugal e Espanha, mas basta atravessar a ponte e subir a calçada de pedras, para estarmos já no outro marco nº 1, mas do lado de Espanha. Ali encontra uma pequena e maravilhosa praia fluvial com uma vista muito bonita e excelente para relaxar, fazer um piquenique com a família ou simplesmente contemplar. Rodeado de vegetação, este é um local muito calmo e reservado.

  • Rota do vinho Alvarinho

A casta Alvarinho conquistou, por direito próprio, um lugar muito especial de destaque entre os vinhos portugueses. Mais do que um castão de visita, representa o prestígio de um vinho branco reconhecido pela generalidade dos consumidores. Em Melgaço, poderá realizar provas em várias adegas, integradas na rota do Vinho Verde Alvarinho, como a Quinta de Soalheiro, a Adega Quintas de Melgaço ou Quinta do Reguengo, e conhecer um pouco mais sobre esta casta tão particular.

  • Percursos marginais do Rio Minho

Por entre bosques de carvalho, urze e pinho, o passadiço rasga a vegetação e sulca as pedras graníticas que se amontoam na encosta. É um percurso linear que começa no centro da Vila de Melgaço e termina nas termas do Peso. Apesar de a parte mais acessível e talvez mais bonita serem os 1,5 km de passadiço que corre paralelo ao Rio Minho, através de uma antiga levada desativada, o percurso total tem cerca de 5,7 km. Ao longo do percurso, e se nos fixarmos lá em baixo no rio, podemos apreciar as pesqueiras, construídas ao longo do seu curso, e que constituem hoje um legado histórico de construções populares. As pesqueiras são habilidosos sistemas de muros construídos a partir das margens, criando barreiras à passagem do peixe, que se via assim obrigado a fugir pelas pequenas aberturas onde é apanhado em engenhosas armadilhas! Das apanhas, destaca-se a lampreia, hoje muito apreciada por grandes admiradores desta iguaria.

Trata-se de um trilho pedestre tranquilo e de grande beleza, em que o rio é o tema central.

Casa do Azevim | Alojamento Local 

Bouça dos Homens, Gavieira, Arcos de Valdevez 

Parque Nacional de Peneda-Gerês

E-mail: casa.azevim@gmail.com

+351 939 434 207 | +351 936 095 525